Apostila Motores CC
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA
COoRDENADORIA DE ENSINO DE SEGUNDO GRAU
MOTORES CC
Profª. Adriane Dutra
SANTA MARIA
1. VISÃO GERAL DOS MOTORES ELÉTRICOS
O motor elétrico é uma máquina que transforma energia elétrica em energia mecânica, usualmente disponibilizada em um eixo de rotação, como ilustra a Figura 1.
Figura 1. Transformação de energia no motor.
A ação motora é aproveitada no acionamento de diversos tipos de máquinas e equipamentos, tais como: bombas de água, ventiladores, compressores, prensas, tornos, correias transportadoras, entre diversas outras aplicações. Pode-se observar apenas a partir dessas aplicações, que o motor elétrico é a máquina mais largamente utilizada na indústria, no meio rural, no comércio, nos serviços e nas residências. Estima-se que mais de 40% de toda elétrica consumida no país é destinada ao acionamento de motores elétricos em geral. No setor industrial como um todo, pouco mais da metade da energia elétrica é consumida por motores. Os outros pontos de forte consumo são os processos eletroquímicos, aquecimento e iluminação. São comuns as indústrias nas quais mais de 80% do consumo de energia elétrica é de responsabilidade dos motores.
Existem diversos tipos de motores elétricos, desde potências minúsculas de alguns watts até potência na faixa de megawatts, os quais podem ser divididos em duas grandes famílias. A primeira é a família dos motores acionados por corrente contínua (motores CC). A segunda é a dos motores acionados por corrente alternada (motores CA), que podem ser dos tipos síncrono ou assíncrono (também denominado motor de indução).
Devido à simplicidade com que podem ser controlados, os motores CC são usados freqüentemente em aplicações que necessitam de uma gama razoável de velocidades de rotações ou controle preciso do desempenho. Logo, nas próximas seções será