EVOLUÇÃO DA LINGUA
Assim que os Romanos invadem a Península, no século III A.C ,e passam a dominar a mesma onde a romanização afetou muitas áreas , incluindo a língua. O latim, língua oficial do Império Romano, passou a ser usado na administração. A linguagem usada era o romance uma variante do latim que constitui um estagio intermediário entre o latim vulgar falado difundido por soldados, colonos e mercadores vindos de várias províncias e colônias romanas e as línguas latinas modernas como o francês.
Entende se que a formação e a própria evolução da língua portuguesa contam com um elemento decisivo: o domínio romano, o latim passou por diversificações, dando origem a Dialetos.
Com várias invasões bárbaras no século V, e a queda do Império Romano no Ocidente, surgiram vários dialetos, e numa evolução constituíram-se as línguas modernas conhecidas como: neolatinas como o Castelhano e o Catelão. Na Península Ibérica, várias línguas se formaram, e após a essa fase de transição durante o século XIII os primeiros documentos á chegarem até nós foram redigidos em galego-português.
Com os descobrimentos marítimos no século XV e XVI os portugueses ampliaram enormemente a sua língua onde colonizadores, principalmente os padres jesuítas, difundiram o idioma no Brasil. A língua portuguesa já apresentava uma diferenciação do português de Portugal com evidente diferenças semânticas, fonéticas e sintática:
• Semânticas: Ao compararmos as duas línguas, percebemos que uma série de palavras utilizadas no