Evoluçao das linguas romanicas
Trabalho apresentado como exigência parcial, para obtenção do grau no curso de Tradutor e Interprete, da Universidade de Franca
Orientadora:
FRANCA
2011
RESUMO
Origem e mapa sobre a evolução e uso das línguas românicas no mundo.
Palavra-chave: Línguas românicas; Latim; Português; Evolução.
LÍNGUAS ROMÂNICAS
As línguas românicas são um grupo de idiomas proveniente da família mais vasta das línguas indo-europeias, que se originiram a partir da evolução do latim, especificamente do latim vulgar.
Origem
O termo "românico" vem do advérbio do latim vulgar romanice, derivado do latim formal Romanicus: por exemplo, na expressão romanice Loqui, "falar em Romance", isto é, no latim vernáculo, contrastando com Loqui latine, para falar em lingua Latina e com barbarice Loqui," falar em Bárbaro ". A partir deste advérbio se originou o substantivo românico, que foi aplicado inicialmente a qualquer coisa escrita em românico, ou no Romano vernáculo.
A evolução
A partir do século V, motivado pela invasão dos povos bárbaros a unidade linguística desfez-se, dando origem a diferentes falares, os romances, que correspondiam à contaminação do latim vulgar por diversos substratos e superstratos. Estes romances constituíam diferentes formas de falar intermédias entre o Latim Vulgar e as línguas românicas actuais. Entre os romances que se formaram entre o século V e o século X, temos o castelhano, o leonês, o galo-provençal, o romance lusitânico, do qual o português é um prolongamento. São dez as línguas neolatinas:
• PORTUGUÊS: falado em Portugal, Ilhas, África, Ásia e Brasil;
• ESPANHOL: falado em Espanha, nas suas (ex-)colônias, na América Latina, etc.;
• ITALIANO: falado em Itália, Córsega e Sicília;
• FRANCÊS: falado na França, Bélgica, Suíça, Mônaco, Canadá, Tunísia, Marrocos, Congo, Guiné;
• ROMENO ou valáquio: falado na Romênia e ao Norte da Macedônia;
• RÉTICO: também chamado reto-romano, romanche e