Engrenagens
Sistema Mecânicos
Elementos de máquina
1 – Introdução
Segundo MELCONIAN (2008), as engrenagens são usadas para transmitir torque e velocidade angular em diversas aplicações. Existem várias opções de engrenagens de acordo com o uso a qual ela se destina.
A maneira mais fácil de se transmitir rotação motora de um eixo a outro é através de dois cilindros. Eles podem se tocar tanto internamente como externamente. Se existir atrito suficiente entre os dois cilindros o mecanismo vai funcionar bem. Mas a partir do momento que o torque transferido for maior que o atrito ocorrerá deslizamento. Com o objetivo de se aumentar o atrito entre os cilindros, fez-se necessária a utilização de dentes que possibilitam uma transmissão mais eficiente e com maior torque. Nasce assim a engrenagem.
Todo estudo da engrenagem estará concentrado no estudo de seus dentes, iguais em uma mesma engrenagem, relativo à sua geometria e resistência.
1.1 - Tipos de engrenagens
As engrenagens como elementos de transmissão de potência se apresentam nos seguintes tipos básicos: • Engrenagens Cilíndricas de Dentes Retos; • Engrenagens Cilíndricas de Dentes Helicoidais; • Engrenagens Cônicas com Dentes Retos
2.0 - Engrenagens Cilíndricas de Dentes Retos
Engrenagens de dentes retos, como mostrada na figura1, tem dentes paralelos ao eixo de rotação e é usada para transmitir movimento de um eixo a outro. É a engrenagem mais simples.
Figura 01 – Engrenagens-Cilíndricas de Dentes Retos
2.1 – Características Geométricas das Engrenagens Cilíndricas de Dentes Retos.
[pic]
Figura 02 – Características Geométricas das Engrenagens Cilíndricas de Dentes Retos. Fonte: Melconian (2008)
[pic]
Figura 03 – Características Geométricas das Engrenagens Cilíndricas de Dentes Retos. Fonte: Melconian (2008)
Onde:
do = diâmetro primitivo; dG = diâmetro da base; df = diâmetro interno ou diâmetro do pe do