Evolução da Lingua Portuguesa
A língua portuguesa é a 8.ª língua mais falada no mundo (por cerca de 200 milhões de pessoas), e a língua oficial de 9 países.
Como língua viva, dinâmica, o Português resultou da evolução e influência de várias línguas de povos invasores da Península Ibérica, desde a língua dos primeiros povos, como os Lusitanos, até à dos Romanos. Apesar de a língua deste povo, o Latim, ter sido de grande influência para o nascimento do Galego-Português, invasões do território lusitano pelos Visigodos e pelos Árabes deixaram marcas na língua. Por exemplo, vocábulos iniciados por al- são de origem árabe, como alcaide e aldeia.
Há outras línguas, como o Francês, o Catalão, o Italiano e o Romeno, que são muito semelhantes ao Português. Deve-se isso ao facto de terem todas a mesma origem e, por isso, são chamadas de línguas românicas.
A língua é um elemento importante de união entre os povos. Contrariamente a outros países, como a Espanha, Portugal é um país que beneficiou, desde a sua fundação, em 1143, de uma língua comum e de fronteiras estáveis.
Só no reinado de D. Dinis é que se começaram a escrever documentos em Português.
Os séculos XV e XVI, período da expansão marítima, foram importantes na medida em que permitiram a consolidação da língua portuguesa, mas também a colonização de outros continentes onde a língua lusa foi implantada. Por isto se explica a variação linguística do Português.
Em Portugal, há vários dialectos. Lindley Cintra, linguística e dialectólogo, destacou dois principais, os dialectos portugueses setentrionais e os dialectos portugueses centro-meridionais.
Por razões sociais ou culturais, há uma variedade que é considerada como referência. É a chamada norma que, actualmente, corresponde à variedade lisboeta.
Do mesmo modo que o Português europeu foi influenciado por outras línguas como o Italiano, o Francês, Inglês, também os Portugueses introduziram vocábulos noutras culturas como, por exemplo,