Evolução da informatica na educação
[pic] Vanessa Wenceslau
Professor- Solange Adão
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso Artes Visuais (ART-5060) – Prática do Módulo I
7/O6/2011
RESUMO
O presente paper tem como objetivo inserir a discussão do tema a informatização do saber.O paper discute as exigências da sociedade contemporânea na mudança de um novo paradigma educacional, que impõe a demanda de cidadãos mais autônomos e competentes. Busca compreender o processo de construção do conhecimento escolar mediado pelas representações sociais dos professores, quanto à utilização do computador como recurso didático, a função da escola e do professor. chegando a conclusão de que a escola precisa traçar objetivos e ter clareza aprendizagem não tendo fim em si mesma, ignorando seu caráter essencialmente coletivo e social.
Palavras-chave: Informatização do saber; Educação; Paradigma Educacional.
1 INTRODUÇÃO
A informática é um dos meios de comunicação a que a população brasileira tem mais acesso, e, por ser considerada uma instituição de educação paralela, freqüentada por diversas pessoas, que possuem diferentes etnias, condições sócio-culturais e faixas etárias, acaba por influenciar também nossas crianças e de diferentes maneiras. Seu poder é muito expressivo embora de difícil mensuração. Logo, este trabalho tem o título “A produção cultural das crianças e sua relação com o computador”.
Com todos os recursos que utiliza, a informática fascina as crianças, especialmente Esse fascínio, no entanto, faz também com que os conteúdos constituintes das programações sejam por elas ressignificados, pelo grande estímulo à imaginação e à criatividade que provocam.
A informática pode tornar-se uma aliada dos pais e educadores, desde que eles proporcionem oportunidades para as crianças falarem, refletirem e criticarem sobre o que assistem e desde que estabeleçam