"Porque" sophia de melo breyner andresan
495 palavras
2 páginas
Poetas do século XXSophia de Mello Breyner Andresen
Trabalho Feito por:
Biografia
Sofia de Melo Breyner Andresen, nasceu no Porto a 6 de Novembro de 1919 e morreu em Lisboa a 2 de Julho de 2004. Foi uma das mais importantes poetisas portuguesas do século XX. Foi a primeira mulher portuguesa a receber o mais importante galardão literário da língua portuguesa, o Prémio Camões, em 1999.
Universo Poético
Jogo dos quatro elementos primordiais:
Terra- Fauna e Flora Água- Mar, praia e espuma Ar- vento, brisa e sopro Fogo- sol, luz e lume
Procura da justiça:
Verdade Igualdade das classes sociais Tomada de consciência do comportamento humano
Temáticas
Natureza associada à ideia de harmonia e pureza; Evocação de imagens da infância e adolescência; Valorização da Antiguidade Clássica; Desigualdades e injustiças sociais; Poesia e criação poética.
Estilo/linguagem
Captação do real através das sensações; Discurso figurado com recurso a símbolos e a alegorias; Uso de certas palavras dotadas de grande simbolismo e magia; Rima ao serviço da beleza fónica; Quase inexistência de pontuação; Uso frequente de figuras de estilo, como a metáfora, a comparação, a anáfora e a ironia.
Porque
Porque os outros se mascaram mas tu não Porque os outros usam a virtude Para comprar o que não tem perdão. Porque os outros têm medo mas tu não. Porque os outros são os túmulos caiados Onde germina calada a podridão. Porque os outros se calam mas tu não. Porque os outros se compram e se vendem E os seus gestos dão sempre dividendo. Porque os outros são hábeis mas tu não. Porque os outros vão à sombra dos abrigos E tu vais de mãos dadas com os perigos. Porque os outros calculam mas tu não.
Porque os outros se mascaram mas tu não
Porque os outros se mascaram mas tu não Porque os outros usam a virtude Para comprar o que não tem perdão. Porque os outros têm medo mas tu não. Porque os outros são os túmulos caiados Onde