Evolução da elétrica e eletrônica no brasil
MBA EM QUALIDADE E PRODUTIVIDADE
MODULOS SISTEMICOS DE GESTAO DA QUALIDADE E MEIO AMBIENTE
EVOLUÇÃO DA ELÉTRICA E ELETRÔNICA NO BRASIL
SÃO PAULO
2012
Resumo
Foi através de mãos hábeis de imigrantes, que se faz surgirem às primeiras empresas eletroeletrônicas no Brasil em meados de 1923. De lá para cá só foi crescimento, mesmo enfrentando durante anos guerras e crises econômicas mundiais. A maior fonte de energia elétrica no Brasil são as hidrelétricas, e ainda sim ainda se tem um grande potencial a ser explorado na área. O grande desafio é conseguir gerar energia de forma a superar a demanda.
Novos avanços tecnológicos em conjunto com a política para o setor de Tecnologia da Informação (Lei da Informática) estimulou o comercio elétrico e eletrônico e proporcionou um ambiente competitivo de economia aberta no Brasil.
As organizações deram um passo à frente nas questões ligadas ao meio ambiente e às relações sociais, discutindo propostas e definindo ações efetivas com auxilio da Diretoria de Responsabilidade Socioambiental criada em 2008. A iniciativa das empresas mais atentas aos desafios da globalização, criando programas internos que levem em conta a preservação ambiental e o desenvolvimento de produtos e serviços que respeitem os limites ambientais. A responsabilidade socioambiental é um fator positivo para os negócios, com a nova realidade mudanças na cultura corporativa de empresas estão acontecendo. Assim as empresas do setor elétrico e eletrônico, na defesa do fortalecimento da indústria e no desenvolvimento do setor no país, conciliam interesses entre empresas e órgãos governamentais, ao contribuir com ideias e inovações e ao consolidar sua representatividade.
Palavras-chave: Eletroeletrônica, Hidrelétricas, energia elétrica, desafio, responsabilidade socioambiental.
A História da energia elétrica e eletrônica no Brasil
Mãos hábeis de imigrantes europeus e seus descendentes. Mãos operosas de imigrantes