Evolução da Contabilidade de Custos
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS II
historia E EVOLUÇÃO da contabilidade de custos
BRUNA FERREIRA
ITAITUBA
2014
BRUNA FERREIRA
historia E EVOLUÇÃO da contabilidade de custos
Trabalho solicitado como avaliação parcial da disciplina de Contabilidade de Custos do Curso de Ciências Contábeis IV, da Faculdade do Tapajós – FAT, sob orientação do professor João Neto.
ITAITUBA
2014
HISTORIA DA CONTABILIDADE
Para compreender melhor a contabilidade de custos, é preciso também conhecer um pouco sobre a evolução contábil da humanidade. Desde os primórdios dos tempos, a utilização do dinheiro tem promovido transformações na maneira como os produtos são distribuídos e na maneira como a sociedade civil se comporta e se organiza.
A moeda criou culturas singulares no mundo ocidental durante a Baixa Idade Média e a Modernidade. Embora a vida econômica da Idade Média se baseasse principalmente na produção agrícola de subsistência, não faltaram habilidade técnica, economia de mercado e produção de excedentes. Nesse período, a contabilidade se restringia ao registro dos pagamentos, recebimentos e controle dos estoques mantidos pelos proprietários.
A primeira geração começou com a invenção das moedas na Lídia há aproximadamente 3 mil anos e resultou no primeiro sistema de mercados abertos e livres. A invenção e disseminação das moedas e o mercado que as acompanharam criaram um sistema cultural totalmente novo – as civilizações clássicas do Mediterrâneo.
A segunda geração do dinheiro dominou desde o início da Renascença até a revolução industrial e resultou na criação do moderno sistema capitalista mundial.
(WATERFORD, 1999, p.12-13 ).
Durante o século XIII, essas transformações fizeram surgir o primeiro sistema bancário e de escrituração contábil, que ainda hoje são utilizados. Ao passar dos séculos, varias transformações marcaram a historia da