Evolução da atmosfera
A Terra está rodeada de um manto de substancias químicas gasosas. A esta mistura de gases que envolve a Terra chamamos atmosfera.
O seu limite situa-se a cerca de 1000 km acima do nível do mar
Atmosfera terrestre vista do espaço
Quais as funções da atmosfera?
•Protege a Terra dos raios solares e dos meteoritos. •Fornece substâncias necessárias à vida. • Regula a temperatura terrestre.
A Terra sem atmosfera
•
A Terra não teria lagos nem oceanos, nuvens, pôr-do-sol vermelho.
Não se ouviriam os sons. A Terra seria muito quente durante o dia e muito fria à noite.
A composição da atmosfera atual é muito diferente da atmosfera primitiva Quando o nosso planeta se formou era um corpo rochoso muito quente - não tinha ainda atmosfera.
Esta só começou a ser formada quando se iniciou a actividade vulcânica – os compostos libertados originaram a atmosfera primitiva.
• A atmosfera primitiva seria formada maioritariamente por vapor de água, dióxido de carbono e azoto, gases que hoje se observam nos vulcões activos.
Da atmosfera primitiva à atmosfera atual
• Com o arrefecimento da Terra, o vapor de água, libertado para a atmosfera pela actividade vulcânica, terá começado a condensar sob a forma de nuvens, que deram lugar às primeiras chuvas.
Arrefecimento da Terra
H2O(g)
H2O(l)
Hidrosfera
A formação do oxigénio
•
A formação dos oceanos permitiu que
os primeiros seres autotróficos, as cianobactérias, sintetizassem a sua própria matéria orgânica a partir do dióxido de carbono
Água (H2O) + dióxido de carbono(CO2)
Luz
hidratos de carbono + oxigénio (O2 )
Este fenómeno, designado por fotossíntese, só é possível à custa da luz
O oxigénio também se formou por reações fotoquímicas
As radiações ultravioletas provocaram também a ruptura de algumas moléculas de água, com formação de hidrogénio e oxigénio fotodissociação
2 H2O(g)
2 H2(g) + O2(g)
As