evoluçao das plantas
O esporófito forma-se pela germinação da semente e diferencia-se em raiz, caule e folhas, que apresentam cutícula,estomas e nervação.
As espermatófitas são heterospóricas, produzindo micrósporos (grãos de pólen), que dão origem a gametófitosmasculinos (microgametófitos) e megásporos, que formam gametófitos femininos (megagametófitos).
O saco embrionário é a parte mais importante do óvulo, e em algumas angiospérmicas o óvulo está reduzido ao sacoembrionário. O embrião (novo esporófito) resulta da oosfera depois da fecundação e desenvolve-se no megásporo,quando está ainda envolvido no nucelo do óvulo megasporângio. O megasporângio ou o tecido que envolve o embrião sóse desprende da geração embrional antiga depois de o embrião estar completamente formado.
A semente, também designada de óvulo maduro, desenvolve-se a partir do óvulo quando este é fecundado. Afertilização é independente da água.
O revestimento da semente tem origem no tegumento do óvulo. A semente encerra um embrião, que corresponde aoesporófito jovem, e tem reservas nutritivas. ver definição de sementes...
As espermatófitas, super-divisão Spermatophyta (ou Spermatopsida) é o taxon que inclui as plantas que produzem sementes. São plantas com o corpo diferenciado em raiz, caule e folhas, com um sistema vascular composto por xilema e floema e com uma alternância de gerações especial: o ser originado a partir do embrião - o esporófito diplóide - tem um desenvolvimento completo e produz dois tipos de esporos: o micrósporo (masculino - o grão de pólen; e o megásporo (feminino) - as "células-mães" dos óvulos no ovário o gametófito que está reduzido ao tubo polínico que contém os gâmetas masculinos e ao ovário, que