Evolucao humana
A Evolução Humana é o nome dado ao processo de mudanças e adaptação pelo qual os seres humanos se tornaram uma nova espécie.
Australopithecus
Os australopitecos formavam um grande grupo de animais parecidos com os chimpanzés. Mas, ao contrário deles, já não andavam sobre quatro patas. Eram meio humanos, embora apresentassem um cérebro pequeno demais. Também tinham os dentes e o maxilar diferentes, bem maiores e mais pesados que os humanos. Já se conhecem oito espécies de australopitecus, que viveram entre 4 milhões e 1,5 milhão de anos atrás.
Homo habilis
O Homo habilis cujo nome significa "Homem habilidoso" pois conseguiam confeccionar e ultilizar diversas ferramentas, viveu há aproximadamente 2,1 a 1,5 milhões de anos. Entre as espécies pertencentes ao gênero Homo, essa é uma das mais antigas e menos parecidas com os humanos atuais. Possuiam braços muito mais longos, cavidade craniana menor e rustica, alargamento dos ossos em locais de fixação muscular de pernas e braços.
Homo erectus
O homo erectus cujo o nome significa "homem ereto" Possuiam a altura de um homem moderno. Fabricava instrumentos de pedra mais complexos e cobria o corpo com peles de animais. Eles viviam em grupos que tinha mais ou menos 30 membros, usava uma linguagem mais sofisticada e foi ele quem descobriu o fogo. A mandíbula do Homo Erectus era fortemente constituída de ossos fortes, o crânio era de formato esférico e bem reforçado. Foi ele quem primeiro abandonou a África com seu Nomadismo.
Nomadismo: Movimento permanente de certos grupos humanos, que não possuem habitações fixas, perambulam continuamente em busca de melhores condições de vida.
Homo Neanderthalensis
Viveu há cerca de 20 mil há 30 mil anos atrás, era habilidoso. Enterrava os mortos em cavernas e deixavam comidas e objetos como oferendas. Os neandertais estavam adaptados ao clima frio, como se infere do seu grande cérebro e nariz curto, mas largo e volumoso. Estas características são