evolucao da contabilidade e auditoria
As constantes mudanças sociais e econômicas estão alterando características do mundo que conhecemos hoje.
O mundo dos negócios está se tornando a cada dia mais competitivo e as inovações tecnológicas possuem grande contribuição nesse aspecto.
Tais mudanças levam as empresas a se sujeitar cada vez mais a novos métodos de trabalho, novos processos e metodologias inovadoras. Isso tudo leva a organização a reavaliar seus paradigmas. Tantas mudanças e inovações fazem com que cada vez mais, a empresas se foquem em seus objetivos para que possam se manter no mercado que é mais competitivo a cada dia. Essa necessidade de assegurar a continuidade das empresas também se reflete da preocupação com a qualidade, produtividade e inovação resultante do conhecimento no trabalho.
Hoje priorizam-se as atividades fins para que as empresas possam responder, com rapidez e eficiência, às exigências do mercado e necessidades da clientela, transferindo-se a terceiros a execução das atividades meio como: Controladoria e Auditoria. Nesta perspectiva, essas atividades atuam como participantes das mudanças processadas nas empresas avaliando controles e sugerindo ações e ajustes necessários nos sistemas e procedimentos internos.
O presente trabalho surgiu da necessidade de esclarecer a importância da Auditoria e da Controladoria, para as instituições diante dos cenários hostis que se configuram para as mesmas, sejam: competitividade em nível global, aumento do nível de exigência dos clientes, maior necessidade de transparência no cumprimento da responsabilidade social e escassez de recursos.
Este trabalho busca contribuir com a discussão, na medida em que é necessário demonstrar a evolução inevitável sofrida pela contabilidade. Hoje, existem muitas empresas e profissionais que desconhecem a verdadeira origem das ferramentas que utilizam. E mais, desconhecem a importância da correlação entre elas, para que possam tomar decisões seguras, sejam elas de caráter