EVOLU AO DO PENSAMENTO ECONOMICO
INTRODUÇAO
O pensamento econômico passou por diversas fases, cada fase com suas características, com muitas discordâncias e oposições. No entanto a evolução desse pensamento, pode ser dividida em dois grandes períodos: Fase pré-científica e fase cientifica econômica.
A fase pré-científica, das origens até 1750, a economia esteve subordinada a filosofia, a política, a religião, prestando serviços a cidade-estado (antiguidade), ao bem comum (idade média) e ao príncipe (mercantilismo)
A fase Cientifica de 1750 até os dias atuais, pode ser dividia em fisiocracia, escola clássica, e pensamento marxista. Convém ressaltar que escola neoclássica e o Keynesianismo, diferenciam-se dos outros períodos por elaborar princípios teóricos fundamentais e revolucionar o pensamento econômico, merecendo por tanto destaque.
Desta forma iremos dividir a evolução econômica da seguinte forma.
1- Das origens até 1750 – A fase pré-científica da economia
2- A criação cientifica da economia: de 1750 a 1870.
3- A elaboração dos princípios teóricos fundamentais: de 1870 a 1929
4- A fase atual da ciência econômica: de 1929 aos nossos dias.
Abaixo listando as principais escolas econômicas, suas teses, e os trabalhos de quem mais se destacou:
A ESCOLA MERCANTILISTA
O mercantilismo surgiu entre a idade média e o período do triunfo do laissez-faire, entre 1500 e 1776. A autossuficiência da comunidade feudal abril lentamente espaço para o novo sistema, de capitalismo comercial. Grandes descobertas geográficas, com base no desenvolvimento da navegação, estavam ampliando a esfera do comercio. O ouro e a prata, eram metais que deixavam uma nação muito rica e poderosa, portanto os governantes faziam de tudo para acumular estes metais.
Além do comercio externo que trazia moedas para a economia interna dos pais, a exploração de territórios conquistados era muito incentivada pelo governo nesse período.
O mercantilismo estimulou guerras, exacerbou o nacionalismo e