Gestão social
CENTRO SÓCIO ECONÔMICO
CURSO DE GRADUAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL
ANDRÉ DE FREITAS GIRARDI
SAMUEL FAUST OLSEN
LUCAS BRESOLIN DE OLIVEIRA
FELIPPE MIORIM
VITOR BOTEGA
GESTÃO SOCIAL: O PAPEL DO PAPEL DO ADMINISTRADOR
FLORIANÓPOLIS,
ABRIL 2011
GESTÃO SOCIAL: O PAPEL DO PAPEL DO ADMINISTRADOR
A maneira de gerir atual é resultado de um processo constante evolução pensamento. Já foi o tempo em que as organizações achavam que empregar pessoas e pagar impostos era suficiente para cumprir seu papel na sociedade. Neste contexto podemos afirmar a grande mudança de pensamentos dos gestores da atualidade, a preocupação com o bem-estar de todos virou algo presente e necessário frente aos desafios que o mundo organizacional impõe.
Partindo da hipótese que
“a rentabilidade de uma empresa é conseqüência de uma administração competente, visionária e disposta a ter um negócio que produza bens ou serviços sustentados em uma cadeia lógica e responsável dentro do seu mercado, contribuindo para facilitar a vida das pessoas. Isso é o fundamento para um compromisso duradouro com os públicos de interesse, destacando-se os clientes, empregados, acionistas e comunidade na qual a empresa está inserida”,
(FISCHER e NOVAES, 2005, p. 265) o investimento em marca e imagem nunca foi tão alto e importante para as instituições. Muitas organizações investem milhões em projetos sociais, mas o que realmente garante resultados positivos nesses projetos é uma Gestão Social competente e com uma boa visão externa.
Uma ação social hoje pode ser feita apenas para elevar a boa imagem de uma instituição, podendo não ter nada a ver com o verdadeiro negócio da empresa. Isto pode resultar em uma má ou boa visão externa. É neste contexto que se aplica uma boa gestão social dentro de organizações que visam melhorar sua imagem através de projetos sociais.
Outra saída para os gestores sociais, que visam melhorar a imagem de