Evidências que possibilitam confirmar que a Teoria do Big Bang seja verdadeira
As evidências do Big Bang vem de muitos dados observacionais que são consistentes com o Big Bang. Nenhum dles prova o Big Bang, já que teorias científicas não são provadas. Muitos destes fatos são consistentes com o Big Bang e outros modelos cosmológicos, mas se tomadas no conjunto estas observações mostram que o Big Bang é atualmente o melhor modelo para o Universo. Estão incluídas entre as observações:
* A escuridão do céu noturno - o Paradoxo de Olbers
* A Lei de Hubble - a lei que relaciona a distância linear e o desvio para o vermelho. Os dados que dispomos agora são muito bons.
* Homogeneidade - Bastante dados mostrando que nosso local no Universo não é especial.
* Isotropia - dados bastante fortes demonstrando que o céu se parece o mesmo em todas as direções até 1 parte em 100.000.
* A dilatação do tempo em curvas de supernovas.
As observações listadas acima são consistentes com o Big Bang ou com o modelo de Estado Estacionário, mas muitas observações apoiam o Big Bang e não o Estado Estacionário:
* Fontes de rádio e contagem de quasares vs. flux. Estas observações mostram que o Universo evoluiu.
* Existência de uma Radiação Microondas de Fundo de corpo negro. Esta observação demonstra que o Universo evoluiu de um estado denso e isotérmico.
* Variação da TCMB com o desvio para o vermelho. Esta é uma observação direta da evolução do Universo.
* Abundâncias do 3He, 4He, e 7Li. Estes isótopos leves estão de acordo com as reações preditas para terem acontecido nos Primeiros Três Minutos.
Finalmente, o espetro angular de potência da anisotropia da radiação de fundo que existe no nível de várias partes por milhão é consistente com o modelo de um Big Bang dominado pela matéria escuro, que segue um cenário inflacionário.