Evidencias fisioterapeuticas
Durante muitos anos, os fisioterapeutas atuaram com base em livros de reabilitação importados, cuja caracteristica marcante eram as "receitas" prontas, que dispensavam a necessidade de pensar para a tomada de decisões.
Os níveis de evidência são hoje utilizados como um norteador para classificar a qualidade dos estudos realizados na área da saude. Encontram-se no nível mais alto as revisões sistemáticas e as metanálises e, na sequência, os estudos clínicos randomizados, de coortes . de casos-controle, estudos de caso; seguem-se a opinião de especialistas, os estudos com animais e as pequisas in vitro.
Modelo de pesquisa Para cada pergunta de pesquisa há um tipo de desenho ou delineamento de pesquisa mais adequado. É necessário identificar as vantagens e desvantagens de cada tipo de estudo e avaliar se dispomos dos meios e instrumentos necessarios para a realização do mesmo. Os tipos podem ser divididos em descritivos e analíticos.
Estudo descritivos
Neste tipo de estudo em geral é descrita a ocorrência de doenças segundo variáveis individuais,geograficas e temporais. Principais estudos descritivos :
Estudos populacionais, pesquisa-se a ocorrência de doença entre diferentes populações , que apresentem diferentes graus de exposição a determinado fator.
Relato de caso é uma detalhada apresentação de um ou mais eventos clínicos observados, sendo importante para a descrição de doenças raras.
Série de casos é um levantamento das características de um grupo de indivíduos com uma determinada doença, realizado num determinado ponto do tempo. É util para delinear quadros clinicos de doenças raras ou novas e levantar hipoteses.
Em geral, o estudo descritivo indica a possibilidade de existencia de determinadas associações da doença ou condições que podem causar prejuizos a saúde levando os pesquisadores a formularem hipoteses para novas investigações a ser realizadas.
Estudos analíticos
Os estudos analíticos são divididos em experimentais e