eve genetica
SEMESTRE – MODA
Aula Pré
História
HISTÓRIA DA INDUMENTÁRIA
Luciana Andrzejewski - FMU
AULA: 21/02/2013 e 22/02/2013
Princípios Básicos:
PRÉ-HISTÓRIA
Um dos momentos mais fascinantes da história humana é a Pré-História.
Período, este que não foi registrado por nenhum documento escrito, pois é anterior à escrita.
Tudo o que sabemos dos homens que viveram neste tempo é resultado da pesquisa de antropólogos e historiadores que reconstituíram a cultura do homem da Idade da Pedra, a partir de objetos encontrados em várias partes do mundo.
A Pré-História é dividida em 3 períodos:
1) Paleolítico Inferior (cerca de 500 000 a.C)
2) Paleolítico Superior (+/- 30 000 a.C)
3) Neolítico (por volta do ano 10 000 a.C)
Essa é uma divisão feita por historiadores da arte, para efeito do nosso estudo sobre História da Indumentária, começaremos a trabalhar a partir do período Paleolítico Superior ou Idade da Pedra Lascada.
A principal característica deste período é o NATURALISMO, ou seja, o “artista” pintava e reproduzia a natureza tal qual a sua vista captava, assim a arte desse período retrata apenas o que o “artista” vê.
Existem muitas especulações a respeito do motivo que levaram esses homens a fazer tais pinturas. Nos mais recentes estudos da História da Arte, chegaram a conclusão, que tais desenhos eram feitos por caçadores e que fazia parte de um processo de magia, por meio do qual procurava-se interferir na captura de animais. Ou seja, o pintor/caçador desse período supunha ter poder sobre o animal desde que possuísse a sua imagem. Acreditava que poderia matar o animal verdadeiro desde que o representasse ferido mortalmente em um desenho.
Eles acreditavam que o desenho era o próprio ser e não a sua representação, fig.1.
Fig. 1
Uma observação é que as imagens que representam animais temidos estão carregadas de traços que revelam força e movimento, como por exemplo: os bisontes das figs.2 e 3.