EVASÃO ESCOLAR
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLÓGIA DO MARANHÃO
CAMPUS MONTE CASTELO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE TECNOLOGIA-DEST
CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA-PARFOR
ENSAIO Trabalho apresentado à orientadora Nereida Viana Dourado para a obtenção de nota da disciplina Língua Portuguesa do Curso de Licenciatura em Matemática do IFMA.
Miranda do Norte - MA
DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM E EVASÃO
ALUNA: ANA CARLA PEREIRA
ORIENTADORA: NEREIDA VIANA DOURADO
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLÓGIA DOMARANHÃO
CALLYNEPEREIRA@HOTMAIL.COM
Os problemas de aprendizagem evidenciados pelos altos índices de repetência e evasão têm designado entre outros fatores a vida na pobreza, relação professor-aluno e fatores psicológicos contribuírem de forma significante para o avanço de tais problemas.
O insucesso da escolarização muitas vezes é gerado devido à vida na pobreza, os fatores negativos relacionados aos problemas sócio-econômico acabam contribuindo para o desinteresse escolar, a necessidade que o aluno tem de trabalhar para ajudar a família, provoca estresse e cansaço no período diurno, afetando assim o aproveitamento à noite, geralmente deparado com a alimentação inadequada, transporte escolar deficiente, precariedades das condições funcionais da escola, todos esses problemas, associados à falta de perspectiva social, reflete na luta por um futuro melhor sobrepõem-se às questões educacionais.
O relacionamento recíproco entre professor-aluno é de fundamental importância, pois o professor é um dos construtores da questão educacional, quando há integração, compreensão e fraternização conseqüentemente resulta em sucesso para ambas as partes, fazendo assim que não haja repugnância ao professor ou às aulas, evitando a falta de vontade de estudar, avaliação negativa da escola por não aprender como esperado ou ainda o conteúdo da sala não se relacionar com o seu cotidiano. Vale