Radioatividade
Partículas alfa, beta e gama.
Radiação alfa (α): Partículas alfa possuem carga positiva e são constituídas por 2 prótons e 2 nêutrons. Apesar de serem bastante energéticas, as partículas alfa são facilmente barradas por uma folha de papel. A partícula alfa é mais lenta e atinge uma velocidade de 20.000 km/s. Possuem carga elétrica e massa maior que as demais radiações.
Radiação beta (β): Os raios beta são partículas negativas, com carga – 1 e número de massa 0. Os raios beta são mais penetrantes e menos energéticas que as partículas alfa, conseguem atravessar lâminas alumínio de até 5 mm e chumbo de ate 2 mm , mas são barradas por madeira.
Radiação Gama (γ): os raios gama são isentos de carga e massa. Eles emitem continuamente calor e têm a capacidade de ionizar o ar e torná-lo condutor de corrente elétrica. As partículas gama atravessam todas as barreiras que os raios alfa e beta não conseguem atravessar. São extremamente penetrantes podendo atravessar o corpo humano. É detida somente por algum tipo de metal ou por uma grossa parede de concreto. Os raios gama atingem a velocidade das ondas eletromagnéticas que é de 300.000 km/s.
Efeitos da radioatividade
Os efeitos da exposição à radiação no corpo humano dependem da intensidade de milisievert (mSv), que é uma unidade para medir os efeitos biológicos da radiação.
A exposição a uma radiação baixa em longo prazo pode trazer doenças cancerígenas e mutações no DNA. A exposição curta a alta radiação pode trazer queimaduras, distúrbios gastrointestinais, leucemia, síndrome cerebral, infertilidade, etc.
No caso de uma mulher grávida um nível de radiação acima de 100 mSV pode aumentar as chances de deformaçoes no corpo da criança.
As altas radiaçoes podem causar sérios danos, até mesmo alguns irreversíveis.
A partir de 500 mSV a pessoa sente naúseas e fadiga em poucas horas. Aumentando ainda mais os níveis podem ocorrer queda dos cabelos, sangramentos no estômago e no intestino delgado. Na