Evas o Escolar 19 05
A evasão escolar é entendida como o resultado do fracasso escolar do estudante e da própria instituição escolar, nesse sentido, é preciso considerar que a evasão escolar é uma situação problemática que se produz por uma série de determinantes (FORNARI, 2010).
Este problema causa preocupação na escola e seus representantes ao notar que os alunos têm pouca vontade de estudar, ou importantes atrasos na sua aprendizagem. Os esforços que a escola, através da direção, equipe pedagógica e professores fazem para lidar com a frequência e a aprovação dos alunos, não asseguram a permanência deles na entidade, logo, muitos desistem (CERATTI, 2008).
Responsabilizar o adolescente pelo abandono é mais fácil. Entretanto, ele é o menos culpado. Pesquisas apontam que existem dois conjuntos de fatores que interferem na evasão escolar, sendo um deles o risco social. Fatores como a situação socioeconômica do aluno e o lugar de residência podem aumentar a pressão para a saída, precisando complementar a renda familiar, cedo, muitos jovens são atraídos pelo trabalho e largam os estudos (RATIER, 2010).
Dessa maneira, para pensar o abandono escolar necessita compreender que apenas o acesso à escola apesar da devida condição não é suficiente para que milhões de pessoas esquecidas socialmente sejam lembradas apenas em estatísticas. Sem quebra com as relações sociais que estão no controle do sistema capital não poderá haver mudanças profundas na educação (FORNARI, 2010).
Como aluno, e presente no sistema educacional, decidimos analisar as causas da evasão escolar, pois é um tema que gera problemas de início para famílias e escolas individualmente, como em alguns países emergentes, relacionado ás políticas públicas.