Eva e os padres
O texto é referente à temática do estudo da história local, sendo essa o lugar de vivência dos indivíduos. Lugar onde o presente e o passado se cruzam onde se vive cotidianamente, e se realiza o trabalho, onde se vive socialmente. Por tudo isso, o local é onde o homem constrói sua própria história, e onde o passado pode ser encontrado e revisitado.
Daí se torna importante o estudo do local, pois o lugar em que se vive contém historias que fazem parte das relações humanas e construções atuais da sociedade. Estudar o local é trabalhar com algo mais próximo, mais intenso, pois as cidades contêm o seu passado nos lugares e é possível ver esse passado através de sua estrutura física e através das pessoas que habitam a cidade. O estudo da história local tanto na iniciação científica quanto no ensino traria benefícios para a sociedade. Pois a partir do contato com a história da sua localidade o aluno compreenderia sua realidade e passaria a intervir de forma direta de forma consciente. Com isso haveria uma maior participação dos indivíduos na sua localidade de forma a melhorar seu funcionamento, por conta das intervenções futuras desses indivíduos. Esse contato com sua historia traria também, uma conscientização da preservação do patrimônio histórico-cultural da cidade, e de já possibilitar ao aluno o contato com fontes históricas.
Com isso, o ensino de história entra como agente formador de cidadãos conscientes da sua realidade social, para estes passarem a serem ativos em meio às transformações de sua cidade. A partir do conhecimento da história de sua cidade pelos alunos, estes passariam a conhecer o funcionamento das estruturas da sociedade e reivindicar ações de melhorias em prol da educação, saúde e etc.
Para isso é preciso que o aluno entre em contato com sua história e nada melhor do que ele olhar com outros olhos a sua cidade, visitá-la conhecê-la. Mas para isso é preciso uma nova