Banco do brasil
O professor Reinaldo Polito nos propõe nesta obra a reinventar e refazer o percurso da comunicação para que realmente possamos nos descobrir como competentes no relacionamento e na interação com as outras pessoas. As dicas e as sugestões se sucedem de forma leve e surpreendentemente prática.
Através das dicas, podemos aprender técnicas comprovadamente eficazes que ajudam e facilitam muito a vida de qualquer pessoa ao falar em público, seja numa roda de amigos, em uma reunião de trabalho ou mesmo em apresentações mais complexas para um grande público. Podemos aprender neste livro, entre outras coisas, algumas técnicas de improviso e, como agir se acontecer o temível "branco".
O autor nos ensina através das suas dicas que o segredo do sucesso de uma boa apresentação é a espontaneidade, por isso é importante que o orador não fuja do seu estilo. Por exemplo, se algum orador elabora muito rápido suas ideias, não convém que fale bem lento, ou perderá algumas delas. De modo contrário, se o orador elabora suas ideias de forma mais comedida, não convém falar muito rápido, ou poderá se complicar durante a apresentação. Obviamente que o dinamismo da apresentação se deve dar em conformidade com a capacidade da plateia em acompanhar o que esta sendo exposto, por isso, é fundamental o orador ter a sensibilidade de identificar o seu público, o grau de instrução e informação dos ouvintes.
Ao começar com a 1ª dica, já nos mostra o que realmente estamos procurando: aprender a conversar. Saber conversar é ter habilidade para contar histórias interessantes e fazer perguntas apropriadas para o momento. Se o seu objetivo for iniciar uma conversa ou criar um ambiente favorável para obter informações em pouco tempo, lance mão de perguntas fechadas, que produzam respostas rápidas e curtas. Por exemplo: Quem? Há quanto tempo? Onde? Quando?. Mas, se seu objetivo for motivar as pessoas a participar mais ativamente da conversa, ou