eutrofizaçao
Definição
A eutrofização é um fenômeno que afeta inúmeros lagos, albufeiras, rios e mesmo zonas marinhas costeiras de todo o mundo, alterando o equilíbrio do ecossistema e deteriorando a qualidade da água o que limita a sua utilização.
A eutrofização pode ser definida como um aumento da quantidade de nutrientes e/ou matéria orgânica num ecossistema aquático, resultando numa maior produtividade primária e, geralmente, na diminuição do volume total do ecossistema. Devido a um aumento de nutrientes disponíveis, originam-se aumentos de grande magnitude de algas verdes e de cianobactérias (algas azuis) que podem ter efeitos nocivos. Este aumento que acaba por provocar o aumento da produtividade primária.
Causas
Existem dois tipos de eutrofização:
Eutrofização cultural
As causas deste tipo de eutrofização devem-se á atividade humana.
O excesso de nitratos e fosfatos na água provoca a proliferação de cianobactérias, algas e jacintos de água. Como conseqüência, verifica-se uma diminuição da luminosidade e desaparece a vegetação aquática submersa.
A morte destes organismos e sua decomposição por bactérias aeróbicas reduzem a concentração de oxigênio dissolvido. Os peixes e moluscos morrem por asfixia. Proliferam bactérias aeróbias, que produzem tóxicos com mau cheiro.
Eutrofização natural As causas da eutrofização devem-se á variação das condições ambientais. Ocorre ao longo de grandes períodos de tempo, como parte do processo de sucessão ecológica, que se verifica durante a evolução dos ecossistemas, como por exemplo, o transporte de sedimentos.
Como ocorre/ conseqüências
O ambiente aquático caracteriza-se por uma elevada quantidade de nutrientes – principalmente nitratos e fosfatos. Este fenômeno é resultante da poluição das águas por ejeção de adubos, fertilizantes, detergentes e esgoto doméstico sem tratamento prévio que provocam o aumento de minerais e, conseqüentemente, a proliferação de algas microscópicas que se localizam na