Eutanásia
SERVIÇO SOCIAL
EUTANÁSIA
SALVADOR
2012
UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR
LUANA VASCONCELOS
MAGDA SANTANA
VIVIANE OLIVEIRA
VIVIANE ROCHA
EUTANÁSIA
Trabalho em grupo apresentado na UCSAL, no campus Federação como avaliação parcial – 2ª unidade na disciplina de Filosofia, do curso de Serviço Social, turno Noturno sob a orientação do Prof.º Rosival Carvalho
SALVADOR
2012
SUMÁRIO 1. Eutanásia
2. Argumentos a cerca da Eutanásia
2.1 Argumentos da doutrina cristã
2.2 Argumentos a favor
2.3 Argumentos Contra
3. Perspectivas
4. Família e sociedade
5. A óptica da enfermagem
6. Legislação
6.1 - Repúblicas Portuguesa
6.2 - Repúblicas Federativas do Brasil
7. Casos celebres de prática de Eutanásia
8. Notas e referências
1. Eutanásia A palavra vem do grego (Eu: “bem, bom, belo”; Thanatos: "morte") é a prática pela qual se abrevia a vida de um enfermo incurável de maneira controlada e assistida por um especialista.
A eutanásia representa atualmente uma complicada questão de bioética e biodireito, pois enquanto o Estado tem como princípio a proteção da vida dos seus cidadãos, existem aqueles que, devido ao seu estado precário de saúde, desejam dar um fim ao seu sofrimento antecipando a morte.
Independentemente da forma de eutanásia praticada, seja ela legalizada ou não (tanto em Portugal como no Brasil esta prática é considerada ilegal), ela é considerada um assunto controverso, existindo sempre prós e contras – teorias eventualmente mutáveis com o tempo e a evolução da sociedade, tendo sempre em conta o valor de uma vida humana. Sendo eutanásia um conceito muito vasto, distinguem-se aqui os vários tipos e valores intrinsecamente associados: eutanásia, distanásia, ortotanásia, a própria morte e a dignidade humana.
Em