Eutanásia
Eutanásia é a morte provocada ou facilitada sem sofrimento. Teoria segundo o qual seria abreviar a vida de um doente incurável para por fim a seus sofrimentos (Dicionário Aurélio 2007). Um sistema que procura dar morte sem sofrimento a um paciente em estado terminal inreversível a pedido da família ou a morte é provocada atendendo a uma vontade do paciente, ou seja, quando uma pessoa passa a ser prisionada de seu próprio corpo, e depende de outras pessoas para ter suas necessidades mais básicas e isso faz com que o paciente venha a pedir o direito de morrer acreditando que esse seria o melhor caminho para evitar a dor, o sofrimento e a dependência de familiares, porém, esse sistema é proibido em vários países, inclusive no Brasil onde a prática da eutanásia é considerada crime, ou seja, o códico penal considera crime quem ajuda em homicídio ou suicídio mesmo a pedido da vítima ou até mesmo por paixão, dentro do Código Penal o autor do delito é tipificado no art. 122.
O filme “Mar Adentro” retrata bem esse drama. O filme conta a história real de Ramón um jovem de 26 anos em plena juventude e saúde que num mergulho em água rasas ficou tetrapégico e preso em uma cama por quase três décadas depende unicamente de sua familía como o pai, irmão, sobrinho e principamente de sua cunhada.
O filme nos mostra que Ramón é um homem inteligente e lúcido, passa a lutar na justiça contra a vontade de sua familía pela legalização da eutanásia, pois para ele a vida não tem sentido e por isso quer o direito de escolher entre a vida e a morte. Para ele a vida não tem sentido algum, preso em uma cama e por isso recorre a eutanásia. Ramón consegue o apoio de Júlia uma advogada que vai lutar pela causa dele, ou seja, vai defendê-lo na justiça pelo direito de morrer. Um dos personagens principais é Rosa uma mulher solitária que o procura para fazê-lo desistir da idéia de querer morrer depois de tê-lo visto na televisão. Tanto Júlia como Rosa se apaixonam por Ramón, e