Eutanásia
Eutanásia
Trabalho sobre:
Eutanásia
Eutanásia
O que vem a ser?
É uma forma de apressar a morte de um doente incurável, sem que esse sinta dor ou sofrimento.
Nos dicionários temos várias explicações para o mesmo assunto, como por exemplo, no dicionário Houaiss diz “que a eutanásia é o ato de proporcionar a morte sem sofrimento..., já no Aurélio diz”.. “Morte serena, sem sofrimento...” e o Dicionário de Plácido e silva diz “... que seria vulgarmente, a morte doce e tranquila.” Como podemos ver a eutanásia é um assunto muito discutido por várias razões social, cultural, jurídico e também religioso, e que nos faz pensar: Será que alguém tem direito de pôr fim a própria vida, ou a decidir o fim da vida de outra pessoa? É correto permitir que o doente viva num estado de dor e sofrimento? E o sofrimento de outrem?
Independente da forma da eutanásia praticada seja ela legalizada ou não ela é considerada um assunto controverso, existindo sempre prós e contra e com teorias mutáveis com o tempo e a evolução da sociedade, tendo sempre em conta o valor da vida humana.
No jurídico fala-se que a eutanásia aqui no Brasil (e em outros países como Portugal) é considerada por alguns juristas como homicídio doloso, seria como “matar alguém” que poderia ser aplicável o Artigo 121 do código penal (homicídio simples), mas tem outra parte que acredita que no artigo 1º, III da constituição Federal que reconhece a “dignidade da pessoa Humana”, bem como no Artigo 5º, III da constituição da República que “Ninguém será submetido á tortura nem a tratamento desumano e degradante”, além do artigo 15 do Código Civil que assume “Ninguém pode ser constrangido a submeter-se, com risco de morte a tratamentos médico...” sendo assim autorizando os pacientes a recusar determinados procedimentos médicos e cirúrgicos, sendo assim até as leis se contradizem.
No papel da enfermagem em relação á qualquer paciente sendo terminal ou não é o respeito pela dignidade humana, devendo o