eutanasia
O primeiro ponto que vamos abordar é o socioeconômico
Eutanásia é crime
A legalização da eutanásia pode ter seus riscos e benefícios Beneficio – contribuir para a liberação de leitos de UTI que estão sendo ocupados por pacientes terminais.
Malefício – Tornar a fiscalização sobre os casos de eutanásia mais difícil, pois o Brasil é muito grande.
Agora vamos abordar o tema da religião que é um dos mais polêmicos.
Serão expressados os pontos de vista de 4 das maiores religiões do mundo: O cristianismo o islamismo o judaísmo e o budismo.
Juntas essas religiões tem mais de 3 bilhoes de seguidores pelo mundo.
Cristianismo – Condena a prática da Eutanaásia uma vez que a vida é um presente de Deus e é ele quem deve tomar as ações que julga necessárias para a vida de um humano.
Documento – A declaração sobre a eutanásia – publicada em 1980 pelo vaticano
“Ninguém pode fazer um atentado contra a vida de uma pessoa inocente sem opor o amor de Deus para com a pessoa, sem violar um direito fundamental e, portanto, sem cometer um crime da extrema gravidade”.
Islamismo – A propria palavra tem o significado de – sugmissão a Deus - e assim como no cristianismo a eutanasia é condenada pos é deus quem detém controle sobre a vida.
O médico é um instrumento de auxilio para a manuntenção da vida e não deve tila-la
Documento - “Direitos humanos e Islamismo”
a. A vida humana é sagrada e inviolável e devem ser envidados todos os esforços para protegê-la. Em particular, nenhuma pessoa deve ser exposta a lesões ou à morte, a não ser sob a autoridade da lei;
b. Durante a vida e depois da morte, deve ser inviolável o caráter sagrado do corpo de uma pessoa. Os crentes devem velar para que o corpo de um falecido seja tratado com a solenidade exigida (13). ¬¬
Judaísmo – O conceito de morte, embora tenha várias interpretação, revela-se como sendo uma extensão da vida e a morte