eutanasia
Eutanásia em pacientes terminais.
PROBLEMA:
Com base no principio da dignidade da pessoa humana, a eutanásia pode der considerada um direito fundamental implícito?
OBJETIVO GERAL:
Esclarecer a caracterização da eutanásia como direito fundamental mediante o principio da dignidade da pessoa humana.
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
Esclarecer conceitos de eutanásia.
Elucidar o principio da dignidade da pessoa humana.
Discutir a relação entre os conceitos.
Refletir sobre a possibilidade de a eutanásia ser uma forma de dignidade.
JUSTIFICATIVA:
Eutanásia é um termo atual que deve ser discutido, pois a sociedade e o direito vêm em constante evolução e mudanças são cogitadas. O fato de presenciar o sofrimento de um paciente em fase terminal despertou a necessidade em abordar este assunto que causa muita polemica e divide opiniões quanto à validade de sua aplicação.
Mesmo sendo ilegal judicialmente e criticada moralmente por segmentos de grande influencia na sociedade, o tema eutanásia como forma de dignidade deve ser discutido com o objetivo de ganhar espaço.
No momento em que vivemos, as pessoas estão buscando seus direitos judicialmente, nesses direitos almejados podemos encontrar muitos casos relacionados com o pedido de eutanásia.
Com base nos argumentos apresentados se faz importante a discussão de eutanásia como forma de dignidade.
METODOLOGIA:
A intenção ao pesquisar o assunto é gerar a discussão sobre o mesmo, para isso irei pesquisar sites que apresentem artigos científicos sobre o assunto, bem como pesquisa a bibliográfica que será embasando-se em livros, leis, tratados, revistas de artigos, constituição, em obras de modo geral que venham a abordar o assunto referido.
Através de pesquisas detalhadas irão ser oferecidos argumentos que irão fomentar a discussão a respeito do assunto eutanásia como direito fundamental implícito.
.