Eutanasia
CHRISTUS FACULDADE DO PIAUÍ – CHRISFAPI
CURSO: BACHARELADO EM ENFERMAGEM
DISCIPLINA: ÉTICA E BIOÉTICA
PROFESSORA: CARLA NAYARA
RESUMO
(ENTIDADES DE CLASSE)
ANDREIA MARQUES
ALANE VIANA
FRANCISCA NATALINA
FRANCISCO KIWI
RAFAELA SOUZA
TÁTILA DALILA
VALÉRIA FERREIRA
WERITON UCHÔA
PIRIPIRI, NOVEMBRO DE 2013
1 INTRODUÇÃO
A Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) foi a primeira entidade de classe a surgir no Brasil para representar os enfermeiros, em 12 de agosto de 1926, e se chamava Associação Nacional de Enfermeiras Diplomadas Brasileiras. Essa designação foi alterada, em 1944, para a Associação Brasileira de Enfermeiras Diplomadas (ABED). A partir de 21 de agosto de 1954, passou a se chamar Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn).
A ABEn é conhecida como entidade cultural, cuja finalidade, entre tantas, é congregar enfermeiros, obstetrizes, técnicos e auxiliares de enfermagem; promover o desenvolvimento técnico-científico, cultural e político; incentivar a pesquisa e o intercâmbio com outras entidades de classe em nível nacional; estimular a produção de trabalhos de interesse para a profissão; divulgar as atividades de enfermagem.
O conselho Federal e os conselhos regionais de Enfermagem relevante incumbência de zelar pelo exercício ético-legal da profissão. A filiação ao sistema COFEN/COREN é obrigatória.
Os sindicatos de enfermeiros têm como finalidade a defesa econômica da categoria, tendo sua origem ou criação através de outorga de carta sindical. Trata-se de uma sociedade civil de direito privado, cuja filiação é facultativa, embora a participação na eleição e a contribuição sindical sejam obrigatórias.
A Federação Nacional de Enfermeiros foi criada em 1987, filiando-se à Central Única dos Trabalhadores (CUT). Essa federação integra a Confederação Nacional dos Profissionais Liberais.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 CONSELHO INTERNACIONAL DE