Introdução à Transistores
INTRODUÇÃO
- VÁLVULAS E DIODOS
A válvula foi inventada muito antes do transistor. A válvula diodo (de dois elementos) foi quem deu início a tudo. Ela foi inventada por Fleming em 1904, sendo seguida pela válvula triodo (de três elementos) que é o equivalente mais próximo do transistor, que foi inventada em 1906 por Lee de Forest. Apareceram válvulas com mais elementos depois como a tetrodo, pentodo, hexodo e outras.
Convenientemente usada ela pode fazer as mesmas coisas que os transistores e na verdade, faz isso, desde muitos anos antes de existir o próprio transistor.
- CRIAÇÃO DO TRANSISTOR
Inventado nos Laboratórios Bell (Bell Labs) em 23 de dezembro de 1947 por William Shockley, John Bardeen e Walter Brattain, três físicos.
Embora a invenção do transistor se deu em dezembro de 1947, esta foi mantida em segredo pelo Bell Labs até junho de 1948. O nome "transistor" derivou das propriedades intrínsecas de "resistor de transferência" (em inglês, TRANsfer reSISTOR).
- VANTAGENS DA CRIAÇÃO
* Tamanho
* Energia
* Rendimento
* Durabilidade
- FUNCIONAMENTO
Na sua essência, um transístor funciona como um simples interruptor que permite a passagem (ou não) da corrente elétrica, sendo essa função controlada ela própria pela corrente elétrica presente/ausente no pino de controle.
Existem dois Tipos de Transistores de Junção Bipolar (BJTs): NPN e PNP. O Tipo NPN consiste em duas Regiões N separadas por uma Região P. O Tipo PNP consiste em duas Regiões P separadas por uma Região N. As Figuras 2 e 3 representam os seus respectivos símbolos esquemáticos.
Símbolo esquemático de um TJB, npn
Símbolo esquemático de um TJB, pnp