eletrotecnica
Ipatinga/MG Junho de 2010
Sidney Pereira da Silva
Relatório apresentado ao Curso Técnico em 25/06/2010 como avaliação da disciplina de Redação Técnica. Professor orientador: Anilton Reis.
Ipatinga/MG Junho de 2010
1 – Introdução 3
1.1– Objetivos 3
2 – Desenvolvimento 4
2.1– O que é um transistor 4
2.2– A historia do transistor eletrônico 5
2.3– Aspectos construtivos dos transistores 7
2.3.1– Transistor junção por liga 7
2.3.2– Transistor junção por mesa 8
2.3.3– Transistor difundido 10
2.3.4– Transistor planar 10
2.4– A importância do transistor 17
3 – Conclusão 18
1 – INTRODUÇÃO
Em 1965 um dos fundadores da Intel, Gordon Moore, publicou um artigo sobre o aumento da capacidade de processamento todos os computadores. Seu conteúdo ficou conhecido como a Lei de Moore. Desde que essa lei veio a público, todos os fabricantes de microprocessadores se sentiram na obrigação de dobrar a capacidade de processamento dos seus processadores a cada 18 meses, dando início à corrida pelo desempenho. A criação do transistor um componente eletrônico anunciou que uma nova era eletrônica estava surgindo na fabricação dos processadores. Comparado às válvulas termoiônicas, tecnologia dominante até o momento, o transistor provou ser significativamente mais confiável, necessitando de menos energia e, o mais importantemente, podendo ser miniaturizado a níveis quase microscópicos alem de sua possibilidade de ser produzido em enormes quantidades usando técnicas simples, resultando preços acessiveis.
1.1 – Objetivos
históricos dos transistores
- Mostrar a utilização, principio de funcionamentos, e mostrar alguns fatos - Analisar os aspectos construtivos dos transistores.
- Avaliar suas vantagens na era atual da eletrônica.
2- DESENVOLVIMENTO 2.1- O que é um transistor?
O transistor é um componente eletrônico que começou a popularizar-se na década de 1950, tendo sido o principal responsável pela revolução da eletrônica na