Eutanasia
Argumentos práticos
O cuidado adequado do paciente torna a eutanásia desnecessária
Não existe um meio de tornar a eutanásia uma prática regular e controlada
Autorizar a eutanásia poderá piorar o tratamento de pacientes terminais
Dá muito poder aos médicos
Argumentos religiosos
É contra a palavra de Deus e Sua vontade
Sofrer tem seu significado – como aproximar o ser humano de Cristo, aprender a lidar com essa situação, e apoiar e cuidar daqueles que estão sofrendo
Morrer é algo positivo
Visão não religiosa sobre o sofrimento: Para alguns o sofrimento faz o ser humano crescer, amadurecer e ganhar sabedoria, aperfeiçoar o caráter. No momento de sofrimento é comum de acontecer das pessoas atingirem as melhores qualidades de sua personalidade.
Temos de respeitar o valor de nossas vidas.
A pessoa por meio da eutanásia sente que pode controlar a vida e a morte. Ao escolher ser submetida à eutanásia a pessoa sente que tem como dominar o momento de sua morte e como ela irá ocorrer.
Religião: A morte é um assunto de destaque em todas as religiões, por esse motivo existem diversos pontos de vista sobre a questão da eutanásia. As religiões, em sua grande maioria, são contra a prática da eutanásia. Budismo:
A idéia de Karma rege os ideais budistas, para eles a morte é uma transição que levará a pessoa a uma vida nova, cuja qualidade será o resultado do karma que ela teve em sua vida anterior. Por este motivo, a maior parte dos budistas é contra a eutanásia involuntária, porém a visão deles sobre a eutanásia voluntaria não é clara. Para aqueles que são contras, a