electronica
Figura
Segundo o ministério de minas energia, estima-se que nas próximas décadas, o setor de energia recebera investimento na ordem de bilhões de reais nos segmentos de geração e transmissão de energia. Dessa forma, e fácil entender por que o profissional eletrotécnico é um dos mais requisitados no momento. Responsável por garantir a iluminação publica (incluindo geradores, transformadores e redes elétricas) esse profissional também trabalha na operação e manutenção de ursinas hidroelétricas. Em todos os segmentos industriais, setores de serviço e escritórios a necessidade de energia elétrica disponível.
O mercado de trabalho exige mão de obra qualificada, e para uma melhor formação, as ETEC capacitam o técnico eletrotécnico. O objetivo principal do curso é o desenvolvimento de habilidades e competências de realizações de tarefas relativas ao planejamento, avaliação e execução de projetos de instalações. Para ingressar nessa profissão, é necessário ter capacidade técnica, observação, precisão, responsabilidades e saber trabalhar em aquele.
Figura
Neste sentido, o técnico eletrotécnico fundamental não só é para garantir a disponibilidade de energia elétrica, mas atuar em novos projetos, em novas instalações, planejar e executar a manutenção de equipamentos e instalações eletrônicas industriais, observando normas técnicas de segurança. A formação propõe o uso eficiente da energia elétrica, como base no desenvolvimento de projetos e edificações que funcionem em baixa tenção.
Mercado de trabalho:
O eletrotécnico pode trabalhar em indústrias metalúrgicas, assistência técnica, telecomunicações e ate mesmo em construção civil. Onde ele realmente ele se sobressairá são as empresas voltadas a geração e distribuição de energia elétrica.
Figura
O perfil profissional do técnico eletrotécnico;
Aplicar normas técnicas e especificações de catálogos, manuais e tabelas em projetos, em um processo de fabricação, na instalação de