Eutanasia
Filosofia, Ética e Moral
Eutanásia
Acadêmicas: Angélica Munhos do Rozário Silva e Mariane Brito Barbosa
1. Introdução.
Tema bastante complexo, a eutanásia muito vem sido discutida ao longo dos tempos, dividindo opiniões ao longo do caminho. O assunto, devido a sua enorme polêmica, é instigante de ser tratado minuciosamente. No entanto, o presente trabalho pretende abordar tal tema não em sua plenitude, uma vez que esta nos seria uma tarefa muito árdua de se realizar. Contudo, com o breve estudo o que se pretende é um esclarecimento, uma explicação, um embasamento que, embora não minuciosos, se farão sempre com a atenção merecida a tão polêmico tema.
Diante do exposto, cumpre-nos iniciar o presente estudo com a conceituação e origem da expressão eutanásia, levando-nos a uma elucidação do abordado tema. Em seguida, façamos um breve relato histórico, que nos permitirá um conhecimento, embora sintético, mas não de pequena importância, do longo caminho que tal assunto teve que percorrer até os tempos atuais. Dando continuidade ao estudo, trataremos das espécies de eutanásia, seguindo-se de sua análise sob alguns pontos de vista, dentre os quais, da religião, da lei, da sociedade, da medicina. Ocupar-nos-emos, ainda de confrontar a idéia de direito à vida com a idéia de eutanásia. Dando seqüência, abriremos um parêntese para uma breve comparação entre eutanásia no passado, presente e o que dela se espera pro futuro. Apresentaremos ainda, os prós e contras de tal assunto. E, por fim, espera-se chegar a uma conclusão, sob um ponto de vista imparcial, da importância de abordar este tema.
Ao fim de toda a exposição, contamos ainda com a presença de notícias e casos recentes de aplicação da eutanásia, como a da norte-americana Terri e o espanhol Ramón Sampedro; da recente aprovação de diretrizes para aplicar a eutanásia no Japão; e da polêmica envolvendo a morte do Papa João Paulo II. Tais notícias encontram-se anexadas ao fim do presente trabalho.
Assim