EUTANASIA PROF IVONE
A eutanásia, tem um significado que muitos desconhecem, pensam que tal palavra é um anuncio de “assassinar doentes” quando na verdade ela significa “ boa morte ou morte digna.”
Foi usada pela primeira vez pelo historiador latino “Suetônio” no século IId.C onde descreveu a morte de um imperador como “suave”
“A morte que o destino lhe concedeu foi suave, tal qual sempre desejara: pois todas as vezes que ouvia dizer que alguém morrera rápido e sem dor, desejava para si e para os seus igual eutanásia” (conforme a palavra que costumava empregar) (Suetônio, 2002).
A eutanásia é uma conduta tomada por algumas pessoas que estão passando por um processo de doença terminal ou incurável, e busca findar seu sofrimento cessando sua própria vida. Existem algumas formas de eutanásia, as mais conhecidas são: Ortotanásia ou Eutanásia Passiva: Quando o médico não dá ao doente nenhuma substância que faça com que ele morra, e em alguma intercorrência não use meios de ressuscitação para com o paciente, (suporte maquinários) não prolongando assim seu sofrimento, isso ocorre diante do consentimento do doente.
Eutanásia Ativa: quando é planejado pelo paciente e pelo medico, que ao ingerir uma substancia ao corpo doente provoca sua morte de imediato isso se dá de uma forma direta e consciente na decisão do doente e por fim realizando tal ato pelo médico.
Involuntária: Quando alguém dá assistência à morte do paciente contra a sua vontade, ou sem a sua autorização, pois este deseja continuar a viver e acaba sendo assassinado, sendo impedido de tomar suas próprias decisões de continuar á sofrer ou não. No Brasil a técnica da eutanasia é vista como um assassinato, e isto geralmente regido por organizações religiosas, onde visam que somente um ser superior “Deus”, possa ceifar a vida de alguém. Já outros, reforçam a técnica da Eutanásia, como uma forma de alivio no sofrimento do individuo, em que ele em sua plena consciência opte pelo cessar de sua agonia e sofrimento tendo