História da Arte RESUMO
Séc VI aC = Nasce na Grécia a reflexão filosófica sobre a arte.
Séc V aC = Os sofistas introduzem o ponto de vista reflexivo-crítico.
IDADE MÉDIA = o belo era pertencente à Deus é não era considerado nas discussões sobre as artes. As artes serviam para transmitir a doutrina cristã para os que não sabiam ler.
RENASCIMENTO = O belo retorna com o conceito de natureza. O artista identifica e destaca da natureza o belo da criação divina.
Século VIII = Estética surge como ciência (filosofia) do belo e da arte (A. G. Baumgarten), depois como ciência do estético, depois como filosofia da arte.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
História da Arte
PERÍODO PALEOLÍTICO - Pedra Lascada (até 25 mil ac)
O homem produz imagens como parte de rituais mágicos. Objetivando sucesso nas caçadas ou que os animais representados voltassem a aparecer.
PERÍODO NEOLÍTICO - Pedra Polida (25 mil > 10 mil aC)
O homem passou a dominar a agricultura e os animais, abandonando a vida nômade. Surgiu a crença da vida após a morte e o culto aos mortos. Restou-se pouca arte desse período pois não eram conservadas em cavernas, mas sim em aldeias.
FIM DA PRÉ-HISTÓRIA e INÍCIO DA HISTÓRIA com o surgimento da escrita (4 mil aC)
ANTIGUIDADE (4 mil aC > séc VIII / 800 aC)
Surge a escrita no Egito (Hieróglifos = símbolos + sons) e na Mesopotâmia (escrita cuneiforme). Os egípcios representavam o que viam.
ANTIGUIDADE CLÁSSICA (séc VIII / 800 aC > séc V / 476 dC)
Os gregos sintetizam, adaptam e desenvolvem seus conhecimentos através das culturas dos povos antigos, com os quais tinham contatos. É o berço da cultura ocidental. Produziu conceitos de história, filosofia, arte e tentou explicar o da vida. Os gregos reproduziam o que sabiam. A Grécia foi invadida por Roma e foi dominada militarmente, mas a dominou culturalmente. Roma adotou os hábitos e deuses.
IDADE MÉDIA
começa