Europa
Ana Maria Magalhães • Isabel Alçada
Comissão Europeia
Representação em Portugal
A União Europeia
A União Europeia (UE) existe para promover a paz, a estabilidade e a prosperidade na Europa.
Está aberta a todos os países europeus que vivam em democracia e se disponham a cumprir as obrigações exigidas para a adesão.
A partir de 2007, passaram a fazer parte da União Europeia 27 países, o que envolve cerca de 500 milhões de habitantes. Num futuro próximo outros países poderão integrar a UE.
Ao longo de meio século de existência, a União Europeia tem assegurado a estabilidade polí‑ tica nos Estados‑Membros, e a prosperidade económica aos seus cidadãos, aboliu as frontei‑ ras, permitindo a circulação de pessoas e mercadorias e criou uma moeda única, o euro, que a maior parte dos países membros adoptou.
O conjunto dos Estados‑Membros representa uma potência económica, comercial, técnica e científica a nível internacional. Além das vantagens que oferece aos seus cidadãos, a União Europeia tem proporcionado assistência a países menos desenvolvidos e tem procu‑ rado contribuir para a universalização dos valores da liberdade, democracia, igualdade e dos
Direitos Humanos.
O nome da Europa, uma lenda grega
Toda a gente sabe que o continente onde vivemos se chama Europa. Mas poucos conhecem a lenda grega que deu origem ao nome. Lenda bem bonita!
Na Grécia Antiga os nomes dos rios, das montanhas, das ilhas ou das cidades estavam sempre ligados a uma história que geralmente envolvia deuses, semideuses e heróis. E havia imensos:
Apolo, deus da beleza, Afrodite, deusa do amor, Posídon, deus do mar, Atena, deusa da paz, etc.
Habitavam o monte Olimpo, alimentavam-se de ambrosia e obedeciam a Zeus, o deus supremo.
Apesar de ter casado com Hera, Zeus apaixonava-se com frequência por outras deusas, semi-deusas ou até simples mortais. Hera ficava cheia de ciúmes, perseguia-o e quando descobria a rival, vingava-se.
Tudo isto