O VÍRUS DA ATITUDE
Comportamentos negativos podem ameaçar as funções essenciais de uma organização, pois se espalham como vírus, passando de funcionário a funcionário através dos departamentos, contaminando organizações inteiras. Uma vez que o vírus da atitude começa a se espalhar, pode se tornar rapidamente uma epidemia.
No dia a dia no ambiente de trabalho ocorrem situações idênticas as demonstradas no filme, sendo que na empresa que trabalho não é diferente, pois ocorrem inúmeras situações e atitudes que atrapalham muito a produção do serviço. Uma das situações que posso relatar é que muitos funcionários antigos são extremamente comprometidos, “vestem e suam a camisa”, da instituição onde trabalham, porém são acometidos muitas vezes do vírus da resistência e do pessimismo, sempre que se fala em mudança apresentam atitudes de resistência e persistência. Estas pessoas muitas vezes não querem a mudança pois terão que sair da sua zona de conforto, porém nos dias atuais quem não estiver preparado para as mudanças, corre muito risco de ficar fora do mercado de trabalho.
Outra situação que esta acontecendo com maior frequência é a falta de comprometimento da nova geração de profissionais que esta adentrando ao mercado de trabalho. São muitas vezes profissionais sem atitude, que estão apenas cumprindo horário, não se importando se o serviço esta sendo prestado com qualidade, fazendo apenas o essencial.
Situações pessoais como, problemas familiares, problemas financeiros, podem interferir nas atividades cotidianas de muitos profissionais, pois as pessoas trabalham alteradas, nervosas, agressivas, muitas vezes contagiando ou afastando quem trabalha com ela.
As nossas atitudes propagam-se como vírus, seja negativamente, seja positivamente. Mudar de atitude não é fácil, mas é possível. As pessoas têm de ter o hábito, têm de treinar todos os dias. Uma das formas de mudar é aprofundar o auto-conhecimento com a ajuda de pessoas próximas que podem apontar as