Europa na vanguarda
A EUROPA NA VANGUARDA
Um dado curioso exemplificando essas tendências maiores que movem uma geração,pode ser o encontro em Paris de praticamente todas as importantes figuras que marcariam as vanguardas, vindos de todas as partes do mundo.Além de Paris, e em menor escala, apesar da import ância, Munique foi outro importante centro vanguardista europeu.Os Fauves (as Feras), liderados pela figura de Henri Matisse (1869-1954) começaram com uma reação ao divisionismo metódico e assumiram características expressionistas .O fauvismo pode ser classificado entre os primeiros grupos de vanguard a, pois,apesar da curta duração (1905 a 1908) e da incoerência associada a ele, agrupou e influenciou figuras importantes da arte moderna, como André Durain (1880-1954),Georges Braque e exerceu influência, por exemplo, sobre Picasso.
MOVIMENTOS “REBELDES” SE MULTIPLICAM
Os expressionistas alemães, agrupados no Die Brücke, Dresdem e Der Blaue Reiter,Munique foram outras importantes influências para a Arte Moderna.Desse mesmo período é o Cubismo , o Futurismo e posteriormente o Dadaísmo e o Surrealismo, os movimentos da vanguarda européia mais conhecidos e que exerceram influência sobre toda a arte do século XX. O Construtivismo, o Suprematismo e o Neoplasticismo , originados principalmente do Cubismo, também foram movimentos importantes do início do século.
MOVIMENTOS DA VANGUARDA EUROPÉIA
Cubismo Futurismo Dadaísmo Surrealismo
O movimento cubista começou em 1907 e terminou em 1914, apesar de ter persistido ainda quando os artistas envolvidos abandonaram-no. O fim do movimento cubista deve-se à eclosão da Primeira Guerra Mundial, em agosto de 1914. Com efeito, uma boa parte dos artistas desse movimento foi recrutada e partiu para o campo de batalha, extinguindo o Cubismo, enquanto movimento. Seus principais focos de resistência foram as artes decorativas e arquitetura do Século20. Apesar de ser considerado um ato de percepção