Eugenio Mussak
b) Biografia do autor: Eugenio Mussak
Eugenio achava que sua história deveria ser escrita em um quadro negro. Garoto, começou a dar aulas em 1970 preparando alunos para o exame de admissão, e nunca mais se afastou da sala de aula. Entrou para a faculdade de medicina no ano seguinte e, para se manter, procurou trabalhar em um curso pré-vestibular. Acabou virando sócio e, mesmo formado, preferiu continuar sendo professor. A medicina só voltou à sua vida cerca de duas décadas depois, quando se afastou da sociedade.
Como médico, dedicou-se à fisiologia humana com ênfase na performance desportiva. Para ser coerente com sua vocação se tornou professor no assunto.
Com o tempo, percebeu o interesse das empresas pelo tema da performance, e acabou migrando para a educação corporativa, aquela que se pratica nas organizações com o objetivo de desenvolver as pessoas e melhorar seus resultados. Descobriu que essa área era fascinante, e nela esta há mais de uma década.
Ao mesmo tempo, claro, viveu intensamente. Casou, teve filhos, se casou novamente, viajou muito, praticou vários esportes, escreveu alguns livros, fez muitos amigos, teve acertos e erros.
Formado em Medicina pela Universidade do Paraná. É professor desde 1971 e atualmente dirige a Sapiens, uma empresa de consultoria educacional e de seminários baseados na sua teoria sobre o Desenvolvimento Integral do Ser Humano. Autor de dezenas de artigos para revistas como a Você SA, Vida Simples, Superinteressante e Vencer!, tem sido apresentado pela imprensa especializada como um dos principais pensadores da atualidade sobre questões de comportamento humano no trabalho.