eudragit
Questão: O uso do polímero comercial Eudragit na formulação de suspensões de recobrimento para finalidade farmacêutica é comum nos dias atuais. Explique como age este polímero e quais são os parâmetros que devem ser considerados para uso deste na formulação de medicamentos de liberação controlada.
O Eudragit consiste em copolímeros, isto é, polímeros formados por monômeros diferentes, sendo esses derivados de ésteres de ácido acrílico e metacrílico cujas propriedades físico-químicas são determinadas por grupos funcionais. Os polímeros Eudragit estão disponíveis em uma ampla gama de diferentes formas físicas (dispersão aquosa, solução orgânica, grânulos e pós). Existem diversos tipos destes polímeros e há uma distinção entre eles:
Os polímeros Eudragit L, S, FS e E, solúveis em líquidos digestivos pela formação de sal, e com grupos acídicos ou alcalinos que permitem liberação do princípio ativo dependente do pH. Eles são aplicados no mascaramento de sabor até resistência gástrica a liberação controlada de fármaco em todas as seções do intestino.
Os polímeros Eudragit RL e RS com grupos alcalinos e os polímeros Eudragit NE, insolúveis, mas permeáveis em líquidos digestivos, e com grupos neutros que permitem a liberação em tempo controlado do princípio ativo por inchamento (expansão) independente do pH. Eles são utilizados para liberação retardada e sustentada de fármaco. O emprego destes polímeros na área farmacêutica vem sendo difundido devido as grandes variedades de copolímeros que podem ser obtidos através de combinações, originando derivados com propriedades bem distintas (FERREIRA, 2006). Os metacrilatos se diferenciam dos acrilatos pela substituição do hidrogênio por um grupo metila, esse grupo proporciona estabilidade, dureza e rigidez aos polímeros. A ausência do grupo metila, que conferem características hidrofóbicas nos derivados acrílicos, resultam em maior reatividade e hidrofilicidade quando comparados aos derivados metacrilatos