APARELHOS IDEOLÓGICOS DO ESTADO ESCOLAR
CIÊNCIAS SOCIAIS
DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA
APARELHOS IDEOLÓGICOS DO ESTADO ESCOLAR
NOME: THAMIRES CASTILHOS
TURMA:U
PROFESSORA: PROFª DRª CLARISSA ECKERT BAETA NEVES
PORTO ALEGRE, 16 DE MAIO DE 201
Em seu livro Aparelhos Ideológicos do Estado, Louis Althusser, vai descorrer sobre o papel de cada aparelho ideologico do Estado e sobre a necessidade de renovação dos meios de produção . Seu livro é baseado nos escritos de Karl Marx, como o Capital II. Althusser afirma que assim como aparece nos livros o Manifesto Comunista e 18 Brumário , sobretudo a Comuna de Paris de Marx e O Estado e a Revolução de Lênin, o Estado é uma máquina de repressão que permite às classes dominates assegurar a sua dominação sobre a classe operária, para submetê-la ao processo de extorsão da mais-valia (quer dizer, a exploração capitalista).
O Estado é, antes de mais nada, o que os clássicos do marxismo chamam de o aparelho de Estado. (Althusser, L, 1976).
Diferentemente da definição de Aparelho de Estado compreendida pelo marxismo, Althusser assim como Gramsci acreditavam que o Estado não funcionava apenas pela violência, que o Estado não se reduzia ao aparelho repressivo, mas compreendia também instituições da sociedade civil, como a Igreja, as Escolas, os Sindicatos, Familar, etc.
Nesta resenha, pretendo trabalhar apenas com o Aparelho Ideológico de Estado Escolar. A escola se encarrega das crianças de todas as classes sociais, desde a mais tenra idade, inculcando nelas os saberes contidos da ideologia dominante ou simplesmente a ideologia dominante em estágio puro. E nenhum outro Aparelho Ideológico de Estado dispõe de uma audiência obrigatória por tanto tempo e durante anos.
Quanto aos AIE, deve-se ter em mente que é por eles que o modo de produção capitalista se repete e incorpora na mente das pessoas uma ideologia de exclusão e desigualdade. A