EUCALIPTO
Origem
O Eucalipto é uma árvore nativa da Austrália, e da Indonésia, sendo considerada uma espécie exótica em todas as outras partes do mundo. Existem mais de 600 espécies. O Brasil se destaca no cenário mundial por possuir excelente desempenho no setor florestal, que responde por 3,5% do nosso Produto Interno Bruto (PIB), gerando 4,6 milhões de empregos diretos e indiretos.
ASPECTO BOTÂNICO
Árvore de grande porte (até 90 metros), da família das mirtáceas, tronco liso, folhas perenes, lanceoladas e opostas, cobertas por glândulas oleíferas. Flores de até 4cm de diâmetro, solitárias ou em pequenos grupos.. Nativo do sul da Austrália e da Tasmânia. Introduzido posteriormente em países mediterrâneos e subtropicais. Pouco exigente em solos, amplamente formando grandes populações florestais.
TECNICAS DE PLANTIO
O plantio pode ser manual ou semi-mecanizado, seguindo procedimentos que irão influir diretamente no sucesso do reflorestamento. Na hora do plantio, verifique a forma como as mudas são manuseadas. Os responsáveis pelo plantio devem manuseá-las com cuidado, evitando danos tanto no torrão como na própria muda. Não devem ser apertadas, derrubadas ou balançadas bruscamente.
Planejamento:
Definir o local de plantio e traçar o planejamento. Recomendamos sempre o acompanhamento de um Engenheiro Florestal ou Técnico Florestal, com conhecimento especifico na área de eucalipto cultura.
Escolha da espécie: Definir a espécie a ser plantada, de acordo com as opções de uso da madeira;
Preparação da área: Recomenda-se em plantios acima de 40 hectares, dividir área em glebas/talhões, para facilitar os manejos e também assegurar–se contra as queimadas, e quando necessário deve-se fazer curvas de nível.
Análise do solo: Colher amostragem do solo, para se conhecer sua fertilidade natural e as necessidades futuras de adubações, a fim de garantir uma boa produtividade. Deve se recolher amostras em vários pontos do terreno e enviar para análise
TRATOS