eucalipto
Ao plantar o eucalipto nessa região favorece a fuga das espécies, redução da biodiversidade, esgotamento de cursos d’água em que as plantações de eucalipto e pinus têm fincado as raízes, além de provocar o empobrecimento do solo. Os impactos sociais provocados por tal plantação seria o avanço da monocultura sobre territórios ocupados tradicionalmente por povos indígenas, quilombolas e agricultores.
Não se preocupando com o meio ambiente, as grandes empresas desejam um lucro cada vez maior, utilizando discursos falsos para instalar a plantação. Um desses discursos é que com a cultura do eucalipto, a população rural terá acesso ao emprego e consequentemente uma melhor vida. Dizem ainda que é uma boa alternativa ambiental, já que este sequestra o carbono presente naquela área.
Porém, devemos ter criticidade em saber em qual área o plantio será feito, pois a cultura de eucalipto tem seus prós e contras. Por conta dessa plantação está localizada num Parque Nacional, é claramente visível que com os impactos ambientais terá graves consequências no Parque como todo, fazendo até com que ao passar do tempo o Parque desapareça.
As grandes empresas que lutam pelo crescimento das áreas de plantio vê no eucalipto o Ouro Verde, opondo-se aos que entende do risco dessa plantação em áreas de reservas naturais, os quais percebem no eucalipto o deserto verde.