Eucalipto
FACULDADE DE ITAPIRANGA – FAI
CURSO: AGRONOMIA
DISCIPLINA: AGROMETEOROLOGIA
RUDOLF RODRIGO THOMAS
FATORES AGROCLIMÁTICOS DO EUCALIPTO
29 de Março de 2012
ITAPIRANGA – SC
Introdução
O aumento crescente do eucalipto cultura tem representado papel muito importante no desenvolvimento das atividades florestais no Brasil. A possibilidade de se conseguir em ciclos relativamente curto, grande volume de madeira através da aplicação de técnicas florestais adequadas, aliadas à escolha criteriosa das espécies mais convenientes, podem, também, ser apontadas como fatores importantes e decisivos para que a continuidade das atividades florestais possa ser mantida e o sucesso econômico dos grandes investimentos possa ser assegurado.
Utilização e Distribuição do Eucalipto
O eucalipto é uma árvore nativa da Austrália, do Timor e da Indonésia, sendo exótico em todas as outras partes do mundo. Atualmente, as plantações de eucalipto no Brasil ocupam 3.751.867 hectares. O setor florestal responde por 3,5% do nosso Produto Interno Bruto (PIB) e gera 4,6 milhões de empregos diretos e indiretos.
A espécie Eucalipto abrange mais de 600 espécies que estão adaptadas a diferentes climas e solos, podendo ser utilizadas para diferentes fins. Os eucaliptos podem ser plantados como árvores ornamentais em parques e jardins, as folhas podem ser usadas em arranjos florais e para extração de óleo, e as flores utilizadas para produção de mel. O uso mais comum é o aproveitamento da madeira como lenha, postes, moirões de cerca, construções rurais, produção de madeira serrada, fabricação de painéis e fabricação de papel e celulose. O Brasil é o país com maior produção de eucalipto de todo mundo, pois as condições meteorológicas são as mais favoráveis para o cultivo do eucalipto.
Figura 1.0 – Área e distribuição de florestas plantadas com eucalipto no Brasil em 2009
Fonte: ABRAF, AMS, Instituto de Economia Agrícola de São Paulo e