Eu111

869 palavras 4 páginas
Fungos nos medicamentos
MICOTOXINA
Micotoxinas são substâncias químicas tóxicas produzidas por fungos. Na sua ação de decomposição dos alimentos, os fungos são capazes de produzir metabólitos secundários, não essenciais para sua manutenção primária, mas capazes de atingir outras espécies.
Metabolitos secundários são compostos orgânicos que não estão diretamente envolvidos nos processos de crescimento, desenvolvimento e reprodução dos organismos.
Distinguem-se as micotoxinas:
Zootóxicas: tóxicas para animais.
Fitotóxicas: tóxicas para plantas.
Antibióticos: tóxicos para bactérias.
PENICILINA
A base dos antibióticos foi descoberta devido a um imprevisto no dia 2 de setembro de 1928, quando o médico e bacteriologista escocês Alexander Fleming descobriu a penicilina. Pesquisando substâncias capazes de combater bactérias em feridas, esqueceu seu material de estudo sobre a mesa enquanto saía de férias. Ao retornar, observou que suas culturas de Staphylococcus aureus estavam contaminadas por mofo e que, nos locais onde havia o fungo, existiam halos transparentes em torno deles, indicando que este poderia conter alguma substância bactericida. Constatou que um fungo havia contaminado a placa de vidro em que as bactérias se desenvolviam e começara a crescer. Provavelmente, um esporo ou corpúsculo reprodutivo dos fungos havia entrado pela janela.
Estudando este bolor, Alexander Fleming descobriu que ele pertencia ao gênero Penicillium, e que ele é capaz de eliminar diferentes bactérias, como os estafilococos culpados pela manifestação de diversas doenças, tanto comuns quanto mais graves. A substância recebeu o nome de “penicilina”. Alguns anos mais tarde, Ronald Hare, colega de trabalho de Fleming, tentou, sem êxito, "redescobrir" a penicilina em condições semelhantes às que envolveram as pesquisas de Fleming. Após um grande número de experiências, verificou que a descoberta da penicilina só se tornou possível graças a uma série inacreditável de coincidências,

Relacionados