Eu tenho um sonho
Eu tenho um sonho, é um tema de Martin Luther King. Líder de movimento que buscava o respeito aos direitos dos negros e o fim da descriminação racial nos EUA, Luther King liderou protestos pacíficos e conseguiu mudar a situação dos negros em seu país.
Desenvolvimento
Quando os arquitectos de nossa república escreveram as magníficas palavras da constituição e da declaração de independência, estavam assinando uma nota promissória de que todo norte-americano seria herdeiro. Esta nota foi a promessa de que todos os homens, sim, homens negros assim como homens brancos, teriam garantido os inalienáveis direitos à vida, liberdade e busca de felicidade. Mas existe algo que preciso dizer à minha gente, que se encontra no cálido limiar que leva ao templo da justiça. No processo de consecução de nosso legítimo lugar, precisamos não ser culpados de actos errados. Não procuremos satisfazer a nossa sede de liberdade bebendo na taça de amargura e do ódio. Precisamos conduzir nossa luta, para sempre, no altoplano da dignidade e da felicidade. Precisamos não permitir que nosso protesto criativo gere violência física. Não podemos voltar digi-lhes hoje, meus amigos, embora nos defrontemos com as difilculdades de hoje e de amanhâ, que eu ainda tenho um sonho. E um sonho profundamente inraizado no sonho norte-americano.
Eu tenho um sonho de um dia, esta nação se erguerá e viverá o verdadeiro significado de seus princípios:”achamos que esta verdades são evidentes por elas mesmas, que todos os homens são criados iguais ”.
Eu tenho um sonho de que, um dia, nas rubras colinas Geórgia, os filhos de antigos escravos e os filhos de antigos senhores de escravos poderão sentar-se juntos à mesa da fraternidade.
Eu tenho um sonho de que, um dia, até mesmo o estado de mississípi, um estado sofocado pelo calor da injustiça, será transformado num oásis de liberdade e justiça.
Eu tenho um sonho deque meus