eu sou o titulo
Exterioridade, quando a educação, hábito condicionado, torna o indivíduo igual aos tantos outros dentro daquela sociedade, uma vez que as regras sociais, os costumes e as leis existem antes do próprio indivíduo.
Generalidade, quando o mesmo fato repete-se entre a maioria dos indivíduos contidos em determinado grupo social. Nesse caso, os fatos sociais possuem uma natureza coletiva, padronizando formas e condutas que são impostas aos indivíduos.
Max Weber tomou a ‘ação social’ como base de seus estudos. Para ele, toda a ação que é executada por um indivíduo em relação ao outro, é uma ação social. No entanto, nem toda ação social tem o caráter de ‘relação social’, uma vez que para esta segunda acontecer, é necessário a participação recíproca do outro.
Weber desdobrou a ação social em quatro categorias: Ação social em relação aos fins, quando um indivíduo ou grupo exerce determinada atividade intencionando o produto final, conhecendo as outras etapas que esse produto passará, sem, no entanto, interferir nas etapas alheias; ação social em relação aos valores, quando se pratica uma ação em relação a valores éticos, religiosos e outros, consciente dos valores empregados, considerados absolutos, incontestes; ação social afetiva, quando a ação é motivada por emoções e sentimentos; e ação social tradicional, quando é praticada por hábitos arraigados, costumes e tradições.