Os perigos e benefícios da iniciação esportiva para crianças entre 5 e 9 anos de idade.
Tópicos abordados:
1. A importância do esporte na vida da criança: O esporte é muita importância na vida da criança não depois de alguns anos, como normalmente pensado. Segundo especialistas, a partir do momento em que a criança aprende a movimentar bem os membros (entre 5 e 6 meses de vida), o esporte mais indicado nesta idade é a natação, já que ajuda na respiração, fortalece os músculos e fortifica e desenvolve a musculatura do corpo.
2. Benefícios dos esportes: Os esportes são uma perfeita junção entre a saúde física e mental, ainda mais nos dias de hoje, onde as crianças desde pequenas são preparadas para serem os melhores em tudo que fazem e isto com toda certeza causa à todos muito stress, mesmo em uma idade não avançada. E os esportes nos mostram que é possível sim, treinar e ser bom em algo que você gosta sem ter de se estressar e ainda dá às crianças uma imensa fonte de confiança. Sem falar no grande desenvolvimento físico que se obtêm através do esporte.
3. Perigos da iniciação esportiva para crianças de 5 a 9 anos: Como abordado no tópico 2, os esportes quando o esporte é praticado com moderação, ajuda muito na criação tanto do corpo como na mente da criança, o treinamento não deve ser visto como algo obrigatório, mas algo que a criança goste de fazer e se sinta bem fazendo. Quando é de forma intensiva e precoce, por vezes com o objetivo de criar futuros campeões, certamente é muito prejudicial a saúde da criança física e mentalmente, declaram estudiosos da área. É considerado treinamento intenso quando presente entre 7 horas semanais e até 4 horas diárias de exercício. Contando obviamente também com a intensidade do mesmo.
4. Como pode ser trabalhada a competição com as crianças de faixa etária entre 5 e 9 anos?
Nesta idade, é preciso deixar claro que as intenções de tal competição são apenas recreativas e para o estabelecimento de uma “meta”